Juliana Oliveira: Solte os Fios

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Solte os Fios

Por Kalu Brum/ Folie Comunicação. Foto: Arquivo pessoal de Alessandra Storolli
Publicado em Mulher Bonita de Verdade

Depois de uma escova desejada, saímos do salão com aquele cabelo liso, leve e solto. Lindo como queremos! Mas bastam alguns dias – ou até horas – para que o cabelo apresente as temidas ondulações ou os arrepiados de deixar os fios em pé, principalmente na raiz… O que fazer para que estes efeitos sejam retardados?

Charbel Chelala, hair stylist proprietário do salão que leva seu nome, conta os segredos de uma boa escova. Para ele, é aquela em que os cabelos ficam lisos ou com leves ondulações na ponta, e que dure por bastante tempo.

Charbel afirma que a preparação dos fios é fundamental para garantir leveza e durabilidade. Ou seja, é preciso usar um shampoo adequado para a textura ou necessidade do cabelo e nunca abrir mão do condicionador. “O shampoo geralmente deixa os fios com pH negativo ou maior acidez e o condicionador neutraliza esse efeito. Esta combinação é fundamental para evitar que o cabelo fique com eletricidade estática, que provoca aqueles famosos fios arrepiados”, explica.

Para quem tem cabelo oleoso, o ideal é usar na raiz um shampoo de limpeza profunda. E no comprimento, um shampoo antifrizz, não abrindo mão do condicionador. Enxaguar bem os fios, evitar água muito quente e finalizar a lavagem com a água um pouco mais fria são segredos do profissional para que os cabelos fiquem lindos e brilhantes por mais tempo.

Tipos de escova

A escolha do tipo da escova também é importante. Hoje em dia, o mercado oferece uma série de tamanhos, tipos de cerdas e materiais tecnológicos (acesse http://www.naturacabelos.com/ e veja post sobre o assunto). Charbel gosta da escova de turmalina que tem a capacidade de fornecer íons para os fios, deixando-os mais brilhantes.

Antes de iniciar a escova, Charbel aplica um protetor térmico com ação antifrizz, que ajuda a não absorver excesso de umidade. “A textura do produto é fundamental, uma vez que ele deve proteger e não deixar as madeixas pesadas”, diz.

O tipo do secador também influencia no resultado final. O profissional afirma que, ao contrário do que muita gente pensa, o secador não precisa ser muito quente, pois a alta temperatura do jato pode danificar demasiadamente os fios. “O segredo de uma boa escova, na hora da secagem, está na tração. Ou seja, puxar os fios várias vezes, principalmente na raiz”, complementa. O secador que emite íons também ajuda a selar a cutícula do cabelo e deixa os fios mais brilhantes.

Para quem optou por uma escova com cachos nas pontas, o jato frio é a melhor pedida. “O calor costuma desfazer os cachos. O jato frio ajuda a modelar os fios na finalização”, ensina o hair stylist.

Cuidados em casa

Para que a escova dure por mais tempo, alguns cuidados são fundamentais. O vapor do chuveiro é um grande inimigo daquelas que querem os fios lisos por mais tempo. A Consultora Natura, Alessandra Storolli, 39 anos, que faz escova no salão duas vezes por semana, conta que evita tomar banho muito quente para que o vapor não estrague seus cabelos. “Costumo deixar também as janelas e porta abertas para que o calor não se concentre”, diz.

Charbel aconselha o uso de toucas de banho para evitar respingos. “Para não criar marcas no formato, os cabelos não devem ser presos com elásticos. O ideal é enrolá-los em coques, por exemplo, usando prendedores ou grampos”, diz.

A dentista Vanessa Oliveira, que seca o cabelo pelo menos três vezes por semana em casa, conta que na hora de dormir também usa prendedores ou grampos. “Vou mais longe. Uso fronha de microfibra para evitar que os cabelos fiquem arrepiados. O tecido de algodão e os sintéticos não ajudam a conservar a escova. É quase uma paranoia para alguns, mas só quem tem cabelos ondulados e gosta das madeixas lisas sabe o quanto vale a pena”, brinca.

Outra dica de Charbel é evitar passar a mão no cabelo ou escová-los muitas vezes, pois os fios ficam oleosos mais rapidamente. É importante lembrar-se de investir em hidratações quinzenais para recuperar a vitalidade dos fios.

Natura Plant Liso e solto

Natura Plant é uma linha completa de tratamento desenvolvida com a lisina do hibisco. Protege seus cabelos dos danos térmicos do secador e da chapinha, e isola os fios da umidade por até 24 horas, reduzindo o frizz. A linha é indicada para cabelos lisos ou alisados e obteve excelentes resultados em pesquisa quantitativa realizada com 120 voluntárias: 95% das usuárias afirmaram que a combinação de produtos shampoo/ condicionador/ máscara/ protetor creme pré-escova deixaram o cabelo com liso intenso e prolongou o efeito da escova, além de facilitar e potencializar o efeito da escova e chapinha.

Como usar os produtos:

1- Use o shampoo e o condicionador da linha Plant Liso e Solto.

2- De 1 a 3 vezes por semana, substitua o condicionador pela Máscara Prolongadora de Alisamento para potencializar os resultados. Aplique nos cabelos úmidos, mecha a mecha, e enxágue depois de 3 minutos.

3- Após a lavagem, retire o excesso de água com uma toalha e aplique o Creme Pré-escova para proteger e evitar o frizz.

4- Faça sua escova como de costume. Você pode também finalizar com a chapinha nos cabelos secos. Reaplique o Creme Pré-escova ao longo do dia se necessário.

E você? Conte-se nos o que já fez para ter os cabelos lisos. Tem dicas bacanas para mantê-los assim por mais tempo? Envie seu comentário e acesse o blog de cabelos da Natura em www.natura.net/cabelos

Extraído de http://scf.natura.net/Editorial/ em 30 Julho 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! tudo bem?

Muito obrigada pela visita!
Me conta o que você achou. Seu comentário é muito especial.
Suas críticas e sugestões são muito importantes para o aperfeiçoamento do blog.

Beijos,
Juliana Oliveira

 

©2009 Juliana Oliveira | by TNB